quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROFETA AGEU

Eu convido ao amado leitor, para refletirmos um pouco sobre os grandes profetas de Deus, homens de valor que fizeram toda diferença no projeto de Deus para com a humanidade. Eles lutaram até as últimas consequências no objetivo de realizar a vontade do Senhor. Principal  fator reconstrução do templo. Enfim veremos as principais circunstancias políticas e acontecimentos.

Conteúdo Histórico: Profeta Ageu
Quando o exercício da Babilônia terminou a tarefa que lhe fora divinamente dada em 586 aC de destruir Jerusalém e o seu santo templo, o povo judeu enfrentou anos de um cativeiro   que por pouco destruiu a sua nação e a sua religião. Sem o templo que ocupa um lugar  central em toda sua vida, os judeus não mais encontravam   um local onde pudessem reunir-se.
Após a chegada em Jerusalém, todos os esforços se concentraram-na construção do santuário utilizando material e trabalhadores fenícios, como Salomão mesmo tinha feito, o povo conseguiu lançar os fundamentos do templo acerca de dois anos após sua volta (Esdras 3:8-10) uma vez atingida este marco voltou a alegria e ações de graças, foram dadas a Deus porque os judeus estavam certos do que o templo restaurado significaria para todos os dispersos de Israel.
A pressão Persa foi evidentemente levada sobre os que retornavam a Pátria, o que, somando as importações samaritanas frustraram   as esperanças dos judeus de terminarem rapidamente a reconstrução do templo. De 520 a 536   a obra parou, e os judeus pareciam resignados a atuação.

Principal Preocupação na Profecia
Responsabilidade da proclamação da mensagem de Deus a respeito do templo. Apoio a construção do templo   encorajamento e despertamento  do povo.
Profeta Ageu
Rei Dário sobe ao trono da Pérsia   em 522 aC  e indicou Zorobabel neto de Joaquim, rei de Judá  (I Cro3:17-19)  para governador da recém- constituída Província de Judá sexto mês Jeozadaque como sacerdote ao tempo da invasão Babilônica (ICro 6:17).
O profeta data todas as suas mensagens caindo a primeira no segundo ano, no sexto mês, no primeiro dia do mês era a lua nova quando todo o povo reunia para a adoração a ocasião era apropriada para a declaração da mensagem de Ageu.
Em 586 aC o templo foi destruído  por Nabucodonosor no segundo ano do sexto mês, Ageu começa censurando a indiferença do povo ele expõe a desculpa  que apresentavam para não reconstruir a casa do Senhor, estavam eles frios e calculistas e cada vez mais encontrando dificuldades nas coisas do Senhor a obra ficou interrompida durante quinze anos, mas o Senhor fala com o povo  através do profeta Ageu  dando oportunidade para o arrependimento e colocar assim  primazia na obra de Deus  que somente poderá parar  no último dia, no entanto tudo que faziam eram movidos por interesses egoístas, casas revestidas indicam que eram apaineladas  um sinal de luxo pois exigia a exportação de madeira  altamente dispendiosos esta casa.
Observamos que o profeta Ageu entrega a mensagem de Deus para o povo, era palavra de estimulo, que o Senhor seria com eles, mensagem breve, mas portadora de tudo que era necessário para aquela hora ou qualquer outra época. A promessa indica que o arrependimento deles foram   autênticos diante da promessa confortadora de Deus.
Eles haviam desviados do quadro as coisas importantíssimas, o problema não era apenas uma edificação ou estrutura física pois tudo girava em torno da questão do culto prestado ao Senhor.
Quem sai dos planos de Deus sem sombra de dúvida praticamente está assinando a sua própria sentença. Israel sofreu duras consequências  por ter desobedecido a Deus.
O Senhor exortou Israel por causa do seu pecado, posso afirmar categoricamente que felizes são aqueles que ouve a voz de Deus e as pratica.
O Senhor exortou dizendo que eles semeiam generosamente mas colhiam pouco, comiam mas nunca ficavam satisfeitos (Lv 26t:26 Os 4:10; Mq 6:14 bebiam mas não tinham suficiente, vestiam-se mas não se aqueciam e recebiam o salário mas logo eram gastos, eles eram cegos aos problemas envolvidos, por causa do pecado por negligenciar a obra de Deus, na busca de lucro material, nada que faziam parecia viável, caminhavam de um lado e outro sem saber para onde ir. Tudo que fazia dava errado, suas necessidades eram tão dispendiosas que os salários não davam para cobrir os gastos. Tudo isto foi o preço da desobediência, pois o Senhor estava descontente com a situação de abandono de sua casa e por certo nenhuma gloria havia recebido por causa da desobediência e do desinteresse do povo.
Para que o nome do  Senhor fosse glorificado  seria necessário que eles mesmos subissem  aos montes a qualquer área  madeireira e buscar madeira  para edificar  casa do Senhor.
O Senhor deixou claro de que maneira Ele podia ser glorificado, o Talmude Babilônico diziam que faltavam cinco elementos no templo de Zorobabel, as quais estavam presentes no templo de Salomão a Arca da Aliança, o Fogo Sagrado, a Glória do Shiahá, o Espirito de Profecia, o Espirito Santo, o Urin e o Temin.  Deus promete que a sua benção estará presente.
Diante de tantos pecados, Deus irou-se, o Senhor trouxe sobre a terra e sobre os montes a seca, o azeite, todo o produto da terra e todo o trabalho do homem e do gado, enfim, os cereais o vinho e o azeite eram as principais colheitas da terra (Deut. 11:14, 18:4).

Restauração de Israel
O vigésimo primeiro dia do sétimo mês era o sétimo dia da festa  dos tabernáculos Lv 23: 39-44) normalmente uma ocasião alegre de gratidão pela colheita.
Começou a reconstrução do templo, o povo está desanimado, acomodado diante de tal tarefa, mas o Senhor o despertou, foram reunidos todos materiais e ferramentas necessárias.
O próprio Senhor traça um contraste entre o templo de Salomão e o que está em processo de construção.

Ageu era idoso quando profetizou, era homem de fé e temente a Deus, jamais houve quem profetizasse em tempo mais crítico.  Foi movido por Deus para despertar a consciência do povo que outrora estava  tão disperso e  desobediente, estava repreendendo e estimulando o povo  a reconstruir do templo, pela graça de Deus conseguiu remover o povo, os judeus prosseguiram  a reedificação  do templo no mesmo ano  520 aC  foram relançados  os alicerces, quatro anos depois, no sexto ano  do reinado de Dário  o templo foi construído e conservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário