sábado, 26 de setembro de 2015

Contexto Histórico Zacaria

Zacarias começa a exercer seu ministério dois meses depois   do profeta Ageu ter iniciado o seu, no segundo reinado de Dário (521-485aC)  0u seja no ano 520aC  desconhece-se a duração do seu ministério, seu livro contém três notações de  tempo (1:1, 1:7, 7:1).
Seu ministério como o de Ageu foi de estimular o restante que voltou para reconstruir o templo e nutrir a esperança da vitória sobre todo e qualquer inimigo o alcance do ministério de Zacarias vai muito além do que de Ageu.
A primeira mensagem profética de Zacarias veio no segundo ano do reinado de Dário. A designação de uma profecia segundo o reinado de um monarca gentil mostra com clareza que os tempos do gentios (iniciados no reinado de Nabucodonosor) já haviam começado e estavam em progresso (Luc 21:24) a exortação ao arrependimento contida nos versículos (1-6) talvez tenha sido entregue perante todo o povo.
As Palavras e o estatuto de Deus cumpriram-se ao pé da letra conforme testificaram os que foram testemunhas do cumprimento.
Os profetas e os pais são igualmente mortais em centrais com a imorredoura imperecível palavra de Deus, o auxilio havia vindicado a verdade da mensagem dos profetas anteriores ao auxilio e agora era a vez dos contemporâneos de Zacarias de aprenderem as lições da história e seguirem ao Senhor implicitamente.
Principal Preocupação na Profecia
Zacarias situava a cena   da redenção final da humanidade deste mundo, embora continua com a presente ordem histórica   mundial, a nova ordem teocrática haverá de ser diferente da atual, porquanto a malignidade, as más ações e os sofrimentos então ter-se a tornado coisa do passado esse estado de graça futura além disso   será inaugurado por meio da pessoa do Messias, que de fato haverá estabelecer o seu governo naquele novo reino futuro. Zacarias via o palco real da história no processo da purificação espiritual de Jerusalém   de todo pecado com a restauração da comunidade teocrática, quando então passará haver paz e prosperidade permanente. Essa prospectiva profética e apocalíptica é bem confirmada no Antigo Testamento nada contendo que não seja legítimo e perfeitamente comum.
(1:1-6)  A introdução é chamada ao arrependimento, onde o profeta estabeleceu a sua identidade e apelo aos judeus  repatriados  para que voltasse ao Senhor  de todo o coração.
Primeira visão: mostra quatro cavaleiros cuja tarefa era percorrer a terra e dar notícias sobre as condições existentes pelo mundo ao anjo do Senhor.
Segunda visão: deve ser vinculada a terceira, e na qual Zacarias via quatro chifres, símbolos de poderes estrangeiros que haviam destruídos os israelitas como nação.
Terceira visão: que deve ser interpretada em conjunto com a segunda, é dada a promessa de uma grande prosperidade futura para Jerusalém.
Quarta visão: deve ser entendida em parceria com a quinta mostra o sumo sacerdote Josué vestida em vestes imundas e sujeitas as tentações de satanás.
A dispensação de Israel foi realizada em fúria tão satânica que segundo indica a palavra, ninguém poderia levantar a cabeça, isso mostra com clareza a condição prostrada de Israel e os danos sofridos nas mãos dos inimigos. Seria bom que o mundo aprendesse a lição de que tais atitudes não passam despercebidas aos olhos de Deus. Ele ainda está alerta aos interesses de Israel.
Morar sem muros fala de paz, segurança (ISam 6:18 Est 9:19 Ez 38-39) onde o inimigo busca auferir vantagens desta condição, tal aumento da população conforme aqui predito, não resultaria do retorno de um grande número de judeus da Babilônia, pois, o profeta esta contemplando um futuro   distante.
Embora, sem muros concretos para protege-los de seus inimigos, Jerusalém não ficará sem muro protetor, o Senhor promete que Ele próprio será proteção ao redor dela e glória no meio dela.
O tema da visão: é a reconstrução e o repovoamento de Jerusalém, reafirmando as palavras será o estabelecimento de Jerusalém na terra como a cidade de habitação de Deus, esse será um dia bem aventurado para Israel e para toda terra. Louvado seja Deus!

Os profetas Ageu, Malaquias e Zacarias, tendo eles os mesmos objetivos; fazer a vontade do Senhor, tiveram grandes êxitos. Pois a dura repreensão, a corrupção moral e espiritual  ecoa em nossos dias  como uma tremenda advertência  necessária.



Nenhum comentário:

Postar um comentário